Nossa História

O trabalho presbiteriano em Pinheiros iniciou-se em julho de 1902. Alguns irmãos da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo (Bairro de Campos Elíseos), conhecidos como “Esforçadores Cristãos” vieram até Pinheiros para distribuir folhetos e convites para os trabalhos de evangelização que iniciavam no bairro.

As primeiras reuniões foram realizadas em uma sala de aula de uma Escola Pública, conseguida pela influência de um comerciante do bairro que simpatizava com o trabalho evangélico. Houve perseguição por parte de moradores e o trabalho mudou-se para uma sala em frente à Igreja Católica do Largo de Pinheiros, cedida com o apoio de policiais do bairro. A perseguição romana era grande, mas um irmão, convertido no bairro, cedeu uma das salas de sua casa para a realização quinzenal dos cultos. Os irmãos perseveraram em pregar a palavra e em julho de 1903, foram colhidos os primeiros frutos: três irmãos fizeram a pública profissão de fé. A perseguição romana intensificou, e algumas vezes foi necessário a presença da força policial para garantir a realização dos cultos. O trabalho prosperou e no final de 1903, outros professaram a fé. Em 1904 foi organizada a Sociedade do Esforço Cristão, com membros da nova Congregação. Em 1905, a Congregação era composta por 15 membros – oito homens e sete mulheres.

Em 08 de julho de 1906, uma Comissão Especial, nomeada pelo Presbitério de São Paulo, composta dos irmãos Rev. Modesto Carvalhosa, Rev. Jeremias Zacharias de Miranda Jr., presb. José Gomes Villela, presb. Eliezer dos Santos Saraiva organizava a Igreja Presbiteriana de Pinheiros, com 17 membros professos e seus filhos menores.

Em 22 de julho de 1913, na Rua Fernão Dias 565, iniciou-se a construção do templo – Casa de Oração – cuja pedra fundamental foi lançada no dia 14 de setembro de 1914, em culto solene com a presença das principais lideranças da IPB na época. No dia 02 de julho de 1922 o templo foi consagrado.

A Igreja Presbiteriana de Pinheiros foi a mãe de várias igrejas na região, inclusive igrejas de outras denominações: I.P. Betânia, I.P. Betel, I.P. Filadélfia (Cotia), I.P. Granja Viana, IPI Vila Sonia, IP Metodista de Pinheiros, isto até meados de 1.950.

Em 1970, o primeiro templo foi demolido e construído outro templo – dois pavimentos – maior e um prédio com três andares com varias salas. O tempo passou e a igreja cresceu, e em setembro de 2010, a Igreja mudou-se para uma moderna instalação localizada na Avenida das Nações Unidas, 6151 – junto a Ponte da Cidade Universitária.

Para Deus toda honra, glória e louvor.

Rev. Arival Dias Casimiro

Visão e Missão

Visão

Ser uma grande igreja missionária, fiel a Deus e a Bíblia, relevante ao seu contexto urbano e comprometida com a evangelização de pessoas.

Missão

Buscar a glória de Deus, por meio da adoração racional, evangelização de pessoas, comunhão, ação social e crescimento espiritual dos seus membros.

O que cremos

  • Cremos que a Bíblia é inspirada e inerrante, a única regra infalível de fé e pratica.
  • Cremos num único Deus Criador e Sustentador de todas as coisas, o qual subsiste em três pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
  • Cremos na total depravação da natureza humana, a qual impossibilita o ser humano de realizar a sua própria salvação.
  • Cremos que Jesus Cristo é o único meio da salvação para o ser humano. A salvação é pela graça por meio da fé
  • Cremos que somente o evangelho por intermédio da ação do Espírito Santo tem poder para salvar e transformar vidas.
  • Cremos que a igreja é composta por todas as pessoas que foram salvas pela fé em Jesus Cristo e santificadas pelo Espírito Santo.
  • Cremos na segunda volta de Cristo, na ressurreição do corpo, na vida eterna e no juízo final.

Doutrina

A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma igreja protestante, reformada e de orientação calvinista presbiteriana, ou seja, é governada por um conselho de homens escolhidos pela comunidade dos membros, chamados de “presbíteros”.

Os presbiterianos creem que uma teologia correta, equilibrada e bíblica é essencial para a vida do cristão. Todo crente, mesmo sem o saber, tem concepções teológicas e essas concepções irão influenciar todos os aspectos da sua vida cristã. Os reformados não valorizam a teologia pela teologia, mas como um instrumento para nos proporcionar um melhor conhecimento de Deus e do nosso relacionamento com ele.

  • O fundamento maior da fé reformada são as Escrituras do Antigo e do Novo Testamento, nossa única regra de fé e prática. Os documentos de Westminster (Confissão de Fé e Catecismos) não tem a mesma autoridade que a Bíblia. Eles são aceitos pelos presbiterianos como expressão histórica do seu entendimento da fé cristã e como um roteiro ou auxílio para o estudo das Escrituras.
  • A fé reformada abraça três categorias de doutrinas: (a) algumas delas são aceitas por todos os cristãos, como a trindade, o caráter divino-humano de Jesus Cristo, a sua ressurreição, sua morte expiatória, a segunda vinda, etc. – essencialmente, as verdades afirmadas pelos grandes concílios da igreja antiga, nos séculos IV e V; (b) outras doutrinas são as que temos em comum com as demais igrejas protestantes ou evangélicas: as Escrituras como única regra de fé e prática, a suficiência da obra redentora de Cristo, a salvação exclusivamente pela graça mediante a fé, o sacerdócio universal dos crentes, os sacramentos do batismo e da santa ceia, etc.; (c) finalmente, existem aquelas doutrinas e práticas mais específicas dos presbiterianos, como a ênfase na absoluta soberania de Deus, a consequente crença na eleição ou predestinação, o batismo por “aspersão” e o batismo infantil, e a forma de governo presbiterial.
  • Por causa da sua ênfase nas Escrituras e na boa teologia, os reformados tem dado grande valor à educação, tanto para as pessoas em geral, quanto para os seus pastores – os ministros da Palavra. Essa preocupação intelectual nunca deve ocorrer às expensas da vida espiritual (estudo + devoção).